Pino
O pino de aplicação industrial pode ser encontrado em diferentes tipos e modelos, mas, dentre eles, são quatro os que melhor se destacam. Conheça-os através da breve listagem a seguir:
- Contrapino ou cupilha;
- Pinos elásticos;
- Pinos guia ou cônicos;
- Pinos quebra-dedos.
Antes mesmo que cada um dos modelos do artefato seja devidamente descrito, é preciso afirmar que, por definição, os pinos industriais nada mais são do que elementos cônicos ou cilíndricos que, além de serem normalmente compostos por aço, unem peças articuladas umas às outras.Além disso, vale reforçar que a principal aplicação do pino diz respeito ao fato de que, neste tipo de união, as peças formam uma espécie de junção móvel, permitindo conjuntos que se articulam entre si. Neste caso, os principais exemplos ficam por conta das portas, dos guindastes e dos braços articulados de uma maneira geral.
Conheça as principais características do pino
Enquanto o cupilha consiste em uma haste ou um arame com forma semelhante a de um meio cilindro, o pino elástico se caracteriza por exercer uma espécie de pressão contínua na área total das paredes do furo. Em contrapartida, os pinos cônicos são amplamente utilizados para guiar o conjunto e manter o posicionamento do molde.Por fim, o pino quebra dedos possui trava e argola dispersas por sua ergonomia e tem como principal função a fixação de eixos móveis de chassis.Referência na comercialização de pinos industriais, a Fixotravas é uma empresa que se permite atuar em simplesmente todo o território brasileiro. Contate-a para já e conheça de perto seus principais produtos e serviços!